SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36ALTERNANDO PROFESORALIDADES EN EL CAMPO: ENTRE EL PASADO Y EL PRESENTE, UN ESTAR-SENDO PROFESOR-MONITOR EN UNA ESCUELA FAMILIA AGRÍCOLAGRADUACIÓN EN EDUCACIÓN DEL CAMPO EN CIENCIAS DE LA NATURALEZA: UNA MIRADA A SUS ESPECIFICACIDADES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

ALMEIDA, DÓRIS BITTENCOURT  y  GRIMALDI, LUCAS COSTA. ENTRE GESTOS DE GUARDAR E ATOS DE TESTEMUNHAR: O ARQUIVO DE MEMÓRIAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFRGS. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e223025.  Epub 19-Ago-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698223025.

O artigo problematiza a constituição do Arquivo de Memórias da Faculdade de Educação/UFRGS. Sua organização se inscreve no campo da História da Educação em interfaces com os postulados da História Cultural, por promover a exploração de experiências educativas, por vezes esquecidos pela historiografia. A temática também filia-se às discussões contemporâneas acerca das práticas arquivísticas. Neste lugar, abrigam-se documentos históricos em diferentes dimensões. Mas “o sabor do arquivo” (Farge, 2009), sem descuidar da documentação oficial, reside no recebimento de arquivos pessoais de professores e de estudantes, muitos deles formados por escrituras ordinárias, e também na produção de memórias orais dos sujeitos que compõem as comunidades acadêmica e escolar. Nesses gestos de guardar, concentram-se esforços para a constituição de um Arquivo Vivo, em que as problemáticas colocadas no tempo presente, transformadas rapidamente em passado direcionam nossas ações e intenções acerca do que guardar, por que guardar, para que guardar, para quem guardar.

Palabras clave : História da Educação; Arquivos Pessoais; História Oral.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )