SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36ENTRE AHORRO DE GESTOS Y ACTOS DE TESTIMONIO: EL ARCHIVO DE LOS RECUERDOS DE LA FACULTAD DE EDUCACIÓN/UFRGSFACTORES ASOCIADOS A LA PERCEPCIÓN DE DIFICULTAD DE LA PRUEBA DEL ENADE: UN ANÁLISIS A PARTIR DE LAS CARACTERÍSTICAS DE LOS ESTUDIANTES Y DE LAS INSTITUCIONES DE EDUCACIÓN SUPERIOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

SAUL, TAMINE SANTOS  y  MUENCHEN, CRISTIANE. LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM OLHAR PARA SUAS ESPECIFICIDADES. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e223382.  Epub 19-Ago-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698223382.

A presente pesquisa tem como foco um olhar sobre uma das especificidades da Educação do Campo. Assim, partindo do problema de pesquisa: “De que forma a interdisciplinaridade é apresentada nas Licenciaturas em Educação do Campo, na Área de Ciências da Natureza, no RS?”, que se insere em uma pesquisa mais ampla em nível de mestrado, buscou-se aprofundar o olhar da interdisciplinaridade nas especificidades, a partir da Análise Textual Discursiva como metodologia de análise. As análises permitiram identificar que existem especificidades para as Licenciaturas em Educação do Campo presentes nos documentos e que vem sendo seguidas pelos cursos, como a Formação por Área do Conhecimento, a Pedagogia da Alternância e, a Agroecologia, a Sustentabilidade e o Território, as quais colaboram para que a interdisciplinaridade aconteça.

Palabras clave : Educação do Campo; Ciências da Natureza; Interdisciplinaridade; Formação por área.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )