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Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

TOMAS, MARIA CAROLINA; SILVEIRA, LEONARDO SOUZA  y  D'ALBUQUERQUE, RAQUEL WANDERLEY. FATORES ASSOCIADOS À PERCEPÇÃO DE DIFICULDADE DA PROVA DO ENADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CARACTERÍSTICAS DOS ALUNOS E DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e223426.  Epub 19-Ago-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698223426.

O artigo investiga a relação entre características do corpo discente e das instituições de ensino superior (IES) e a percepção dos estudantes quanto à dificuldade da prova do ENADE. A hipótese central é que essa percepção varia de acordo com características individuais, como sexo e raça, características socioeconômicas e características das IES. Analisam-se microdados do ENADE e do Censo do Ensino Superior, considerando-se apenas a prova de conteúdo geral para os cursos de Administração, Direito, Economia e Psicologia, em 2015. Os resultados apontam que características individuais são importantes para a percepção de dificuldade da prova e somente o percentual de professores com título de doutorado é significativo dentre as variáveis das IES.

Palabras clave : Percepção de Dificuldade; ENADE; Ensino Superior.

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