SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM OLHAR PARA SUAS ESPECIFICIDADESHUGO DE SAINT-VICTOR: HISTÓRIA, MEMÓRIA E ORDENAÇÃO NOS ESTUDOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

TOMAS, MARIA CAROLINA; SILVEIRA, LEONARDO SOUZA  e  D'ALBUQUERQUE, RAQUEL WANDERLEY. FATORES ASSOCIADOS À PERCEPÇÃO DE DIFICULDADE DA PROVA DO ENADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CARACTERÍSTICAS DOS ALUNOS E DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e223426.  Epub 19-Ago-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698223426.

O artigo investiga a relação entre características do corpo discente e das instituições de ensino superior (IES) e a percepção dos estudantes quanto à dificuldade da prova do ENADE. A hipótese central é que essa percepção varia de acordo com características individuais, como sexo e raça, características socioeconômicas e características das IES. Analisam-se microdados do ENADE e do Censo do Ensino Superior, considerando-se apenas a prova de conteúdo geral para os cursos de Administração, Direito, Economia e Psicologia, em 2015. Os resultados apontam que características individuais são importantes para a percepção de dificuldade da prova e somente o percentual de professores com título de doutorado é significativo dentre as variáveis das IES.

Palavras-chave : Percepção de Dificuldade; ENADE; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )