SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36FACTORES ASOCIADOS A LA PERCEPCIÓN DE DIFICULTAD DE LA PRUEBA DEL ENADE: UN ANÁLISIS A PARTIR DE LAS CARACTERÍSTICAS DE LOS ESTUDIANTES Y DE LAS INSTITUCIONES DE EDUCACIÓN SUPERIORFORMACIÓN DE PROFESORES PARA LA JUSTICIA SOCIAL: UNA REVISIÓN DE ESTUDIOS EMPÍRICOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

SANTOSVIANA, ANA PAULA DOS  y  OLIVEIRA, TEREZINHA. HUGO DE SAINT-VICTOR: HISTÓRIA, MEMÓRIA E ORDENAÇÃO NOS ESTUDOS. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e223925.  Epub 15-Ago-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698223925.

Neste artigo, apresentam-se algumas reflexões sobre a sistematização do saber encontrada em duas obras do mestre medieval Hugo de Saint-Victor (1096-1141): Didascalicon, da arte de ler e De sacramentis christianae fidei. O objetivo principal do texto é mostrar como esse pensador atribuiu importância à história e à memória no ensino dos estudantes da Escola da Abadia de Saint-Victor, tendo em vista sua finalidade primordial: a sapiência. Quando se estuda a História da Educação, compreende-se que a reflexão sobre valores, independentemente de seu período histórico de elaboração, é pertinente à formação humana. Assim, entende-se que passado e presente estão relacionados e que, sem essa percepção, não é possível compreender as prioridades educacionais em distintos momentos históricos. Ao desprezar a memória e o conhecimento histórico, uma civilização caminha desnorteada, pois, quando não se conhece o passado, não se tem consciência do presente e não se tem perspectiva de futuro.

Palabras clave : História da Educação Medieval; Memória; História; Sapiência; Hugo de Saint-Victor.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )