SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36HUGO DE SAINT-VICTOR: HISTÓRIA, MEMÓRIA E ORDENAÇÃO NOS ESTUDOSAS FACULDADES DA MIMESE, IMAGINAÇÃO E MEMÓRIA NA INFÂNCIA: O ENTRELAÇAR DO AMOR E DO PENSAMENTO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

FERNANDES, HELANE DE FÁTIMA GOMES  e  ANDRADE, ANA ISABEL. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A JUSTIÇA SOCIAL: UMA REVISÃO DE ESTUDOS EMPÍRICOS. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e223663.  Epub 31-Ago-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698223663.

Este estudo apresenta os resultados de uma análise de artigos publicados em revistas da área da Educação que relatam experiências de formação de professores para a justiça social. O objetivo é o de compreender como as formações docentes para a justiça social podem ser realizadas, a partir da identificação dos pressupostos teóricos que as fundamentam, das estratégias utilizadas e dos resultados alcançados por elas. A metodologia utilizada foi a da revisão sistemática de 10 artigos baseados em estudos empíricos, publicados entre 2009 e 2017, disponíveis para acesso livre em revistas acadêmicas da área. Após a seleção dos artigos, estes foram sujeitos a uma análise de conteúdo, o que possibilitou compreender práticas e princípios de formação docente para a justiça social. Os resultados mostram que as formações de professores para a justiça social se fundamentam em pedagogias de resistência, de caráter social e transformativo, para além de implicarem uma reflexão sobre a diversidade em diferentes níveis, sobre a educação multicultural e sobre as especificidades dos contextos educativos, exigindo dos formandos grande senso crítico.

Palavras-chave : Formação de Professores; Justiça social; Pedagogia crítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )