SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36TRAINING OF TEACHERS FOR SOCIAL JUSTICE: A REVIEW OF EMPIRICAL STUDIESUNIVERSITY AND THE (UN)SUCCESSFULNESS OF THE STRATEGIC MANAGEMENT FOR INNOVATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

SALGADO, MARA  and  VAZ, ALEXANDRE FERNANDEZ. AS FACULDADES DA MIMESE, IMAGINAÇÃO E MEMÓRIA NA INFÂNCIA: O ENTRELAÇAR DO AMOR E DO PENSAMENTO. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e224960.  Epub Sep 01, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698224960.

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa acerca do entrelaçamento do amor e do pensamento na infância em Theodor W. Adorno, cujas faculdades da mimese, imaginação e memória marcam a infância como uma experiência de outra ordem da razão, mais mimética, imaginativa, que alimenta a memória da natureza no humano, contudo, sem isentar-se das forças históricas coercivas que constituem as condições objetivas da vida. Privilegiou-se como método da investigação teórica a análise dos conceitos de mimese, imaginação e memória em suas relações com a infância e com a base pulsional que possibilita o movimento do amor, fundamentando-se em Adorno e seus interlocutores da Teoria Crítica da Sociedade, em especial Walter Benjamin, e na Psicanálise freudiana. Tais faculdades operam no pensamento por meio de mecanismos psíquicos de defesa da consciência que entrelaçam os processos mais primitivos da natureza humana ao desenvolvimento dos processos superiores que a cultura possibilita.

Keywords : Infância; faculdades do pensamento; amor; Theodor W. Adorno; Teoria Crítica da Sociedade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )