SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36FORMACIÓN DE PROFESORES PARA LA JUSTICIA SOCIAL: UNA REVISIÓN DE ESTUDIOS EMPÍRICOSUNIVERSIDAD Y LOS (DES)CAMINOS DE LA GESTIÓN ESTRATÉGICA PARA LA INNOVACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

SALGADO, MARA  y  VAZ, ALEXANDRE FERNANDEZ. AS FACULDADES DA MIMESE, IMAGINAÇÃO E MEMÓRIA NA INFÂNCIA: O ENTRELAÇAR DO AMOR E DO PENSAMENTO. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e224960.  Epub 01-Sep-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698224960.

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa acerca do entrelaçamento do amor e do pensamento na infância em Theodor W. Adorno, cujas faculdades da mimese, imaginação e memória marcam a infância como uma experiência de outra ordem da razão, mais mimética, imaginativa, que alimenta a memória da natureza no humano, contudo, sem isentar-se das forças históricas coercivas que constituem as condições objetivas da vida. Privilegiou-se como método da investigação teórica a análise dos conceitos de mimese, imaginação e memória em suas relações com a infância e com a base pulsional que possibilita o movimento do amor, fundamentando-se em Adorno e seus interlocutores da Teoria Crítica da Sociedade, em especial Walter Benjamin, e na Psicanálise freudiana. Tais faculdades operam no pensamento por meio de mecanismos psíquicos de defesa da consciência que entrelaçam os processos mais primitivos da natureza humana ao desenvolvimento dos processos superiores que a cultura possibilita.

Palabras clave : Infância; faculdades do pensamento; amor; Theodor W. Adorno; Teoria Crítica da Sociedade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )