SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A JUSTIÇA SOCIAL: UMA REVISÃO DE ESTUDOS EMPÍRICOSUNIVERSIDADE E OS (DES)CAMINHOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA PARA A INOVAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

SALGADO, MARA  e  VAZ, ALEXANDRE FERNANDEZ. AS FACULDADES DA MIMESE, IMAGINAÇÃO E MEMÓRIA NA INFÂNCIA: O ENTRELAÇAR DO AMOR E DO PENSAMENTO. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e224960.  Epub 01-Set-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698224960.

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa acerca do entrelaçamento do amor e do pensamento na infância em Theodor W. Adorno, cujas faculdades da mimese, imaginação e memória marcam a infância como uma experiência de outra ordem da razão, mais mimética, imaginativa, que alimenta a memória da natureza no humano, contudo, sem isentar-se das forças históricas coercivas que constituem as condições objetivas da vida. Privilegiou-se como método da investigação teórica a análise dos conceitos de mimese, imaginação e memória em suas relações com a infância e com a base pulsional que possibilita o movimento do amor, fundamentando-se em Adorno e seus interlocutores da Teoria Crítica da Sociedade, em especial Walter Benjamin, e na Psicanálise freudiana. Tais faculdades operam no pensamento por meio de mecanismos psíquicos de defesa da consciência que entrelaçam os processos mais primitivos da natureza humana ao desenvolvimento dos processos superiores que a cultura possibilita.

Palavras-chave : Infância; faculdades do pensamento; amor; Theodor W. Adorno; Teoria Crítica da Sociedade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )