SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36UNIVERSIDAD Y LOS (DES)CAMINOS DE LA GESTIÓN ESTRATÉGICA PARA LA INNOVACIÓNEL CURSO DE PEDAGOGÍA: UNA MIRADA A LA REGIÓN SUROESTE DE PARANÁ índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

LUIZ, MIRIÃ LÚCIA  y  FARIA, PAULA FLORINDA DE FREITAS. O CIVISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS AUTORITÁRIOS NO ESPÍRITO SANTO (1937-1945 E 1964-1985). Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e225224.  Epub 02-Sep-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698225224.

Analisa contornos atribuídos ao civismo no ensino de História no Espírito Santo durante a ditadura do Estado Novo (1937-1945) e o regime civil-militar (1964-1985). As fontes analisadas compreendem o conjunto de documentos produzidos e/ou que circularam em escolas públicas capixabas. Parte do pensamento de Bloch (2001) e Ginzburg (2002, 2007) para a interrogação das fontes. Das expectativas oficializadas nas prescrições observa-se, por um lado, a intervenção do Estado no que se refere ao ensino de História nas escolas e, por outro, a ênfase ao civismo e patriotismo materializados nesses documentos. Porém, no caso específico das escolas capixabas, há indícios de práticas distintas do prescrito para o Ensino de História, como as críticas dos professores às propostas curriculares, a defesa por um ensino de História reflexivo e instigante, além dos concursos de bolo e aulas de corte e costura, que revelam modos plurais de se pensar e ensinar História em tempos autoritários.

Palabras clave : Civismo; Ensino de História; Estado Novo; Ditadura Civil-militar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )