SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36EL CIVISMO PARA LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN TIEMPOS AUTORITARIOS EN ESPÍRITO SANTO (1937-1945 E 1964-1985)EVALUACIÓN DEMOCRÁTICA DE LOS APRENDIZAJES HISTÓRICOS: RETOS A LA DIDÁCTICA DE LA HISTORIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

CRESTANI, SOLANGE NATALINA BOESING  y  PELOSO, FRANCIELE CLARA. O CURSO DE PEDAGOGIA: UM OLHAR PARA A REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e225428.  Epub 02-Sep-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698225428.

Este estudo é resultado de uma dissertação de mestrado que discute a formação inicial do profissional da pedagogia na região Sudoeste do Paraná. O objetivo da pesquisa foi o de analisar como ocorre esse processo de formação. Especificamente, buscamos identificar os cursos de Pedagogia da referida região, bem como verificar e descrever os pressupostos teóricos presentes nos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia. Também procuramos analisar a concepção de profissional presente nos projetos pedagógicos e, por fim, analisar as matrizes curriculares dos cursos, para verificar se essas estão em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (2015). Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa. Para tanto, evidenciamos que: 1) os pressupostos teóricos se pautam na pedagogia histórico- crítica; 2) a concepção de profissional se sustenta em consistente formação teórica e prática; e 3) as instituições apresentam matrizes curriculares em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (2015).

Palabras clave : Formação de Professores; Curso de Pedagogia; Região Sudoeste do Paraná.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )