SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36O CURSO DE PEDAGOGIA: UM OLHAR PARA A REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁAUTOEFICÁCIA MATEMÁTICA E MOTIVAÇÃO PARA APRENDER NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

MARTINS, MARCUS LEONARDO BOMFIM. AVALIAÇÃO DEMOCRÁTICA DAS APRENDIZAGENS HISTÓRICAS: DESAFIOS À DIDÁTICA DA HISTÓRIA. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e227098.  Epub 02-Set-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698227098.

O objetivo deste artigo é propor uma reflexão teórica sobre as possibilidades de construção de mecanismos de avaliação da aprendizagem no âmbito da história escolar em uma perspectiva democrática. Os aspectos democratizantes considerados ao longo da argumentação referem-se a possibilidades de refigurações de narrativas históricas que, simultaneamente, garantam espaços de subjetivação, identificação e objetivação na relação com o conhecimento histórico escolar, e preservem o valor de verdade da narrativa refigurada em meio aos processos avaliativos. A partir de uma abordagem discursiva inscrita na pauta pós-fundacional, o texto investe na desestabilização de sentidos de aprendizagem, avaliação e Didática da História para propor uma avaliação democrática das aprendizagens históricas.

Palavras-chave : Ensino de História; aprendizagem histórica; didática da História; conhecimento histórico escolar; avaliação da aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )