SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36AUTOEFICÁCIA MATEMÁTICA E MOTIVAÇÃO PARA APRENDER NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOSO DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA DAS ESTAÇÕES: AS MÚLTIPLAS TEMPORALIDADES/ESPACIALIDADES DO APRENDER NAS ESCOLAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

SILVA, MARIA ANTÔNIA ROMÃO DA  e  ALLIPRANDINI, PAULA MARIZA ZEDU. EFEITOS POSITIVOS DE UMA INTERVENÇÃO POR INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA PROMOÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e227164.  Epub 02-Set-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698227164.

Este artigo apresenta como temática a promoção da autorregulação da aprendizagem. Teve como objetivo verificar os efeitos de uma intervenção por integração curricular na autorregulação da aprendizagem junto a estudantes do curso de Design de Moda de uma Instituição Pública do Paraná. Caracterizada como uma pesquisa quase-experimental, foi dividida em três fases: pré-teste; intervenção; e pós-teste. No pré-teste, participaram 84 alunos do 1º ao 4º ano. 22 participaram do programa de intervenção e 60 alunos do pós-teste. Para a coleta de dados, foi aplicada a Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem. Os resultados apontaram para um aumento na frequência no uso das estratégias pelos participantes da intervenção em relação aos 3 fatores da escala: Autorregulação Cognitiva e Metacognitiva, Autorregulação dos Recursos Internos e Contextuais e Autorregulação Social, o que indicou a possibilidade de promover um estudante mais autorregulado em situação de aprendizagem por meio do ensino do uso de estratégias de aprendizagem.

Palavras-chave : Autorregulação da aprendizagem; Ensino Superior; estratégias de aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )