SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36EL DISEÑO UNIVERSAL PARA APRENDIZAJE Y LA PEDAGOGÍA DE LAS ESTACIONES: LAS MÚLTIPLES TEMPORALIDADES/ESPACIALIDADES DEL APRENDER EN LAS ESCUELASMÉTODOS ALTERNATIVOS PARA EL USO DE ANIMALES COMO RECURSO DE ENSEÑANZA: UN NUEVO PARAGÍMIO BIOÉTICO PARA ENSEÑAR ZOOLOGÍA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

SORTE, PAULO BOA; SILVA, NAYARA STEFANIE MANDARINO  y  CARAVALHO, CAROLINE BARBOSA DE. SMARPHONES NAS SALAS DE AULA DA GRADUAÇÃO: MOTIVAÇÕES, REGRAS E CONSEQUÊNCIAS. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e230155.  Epub 02-Sep-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698230155.

O crescimento no uso de smartphones ou celulares inteligentes é notável e atinge inúmeras esferas da vida social, uma delas é a universidade. Nagumo (2014) e Selwyn (2014) apontam que há poucas pesquisas voltadas a entender como dispositivos tecnológicos, como os celulares, são utilizados nas instituições de ensino; acrescenta-se a isso, a recente implementação da rede internacional de acesso à internet, eduroam, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Nesse contexto, a pesquisa à qual este resumo se refere tem como objetivos conhecer as motivações de uso de smartphones por parte de discentes do Departamento de Letras Vernáculas (DLEV) e Letras Estangeiras (DLES), e analisar possíveis regras e consequências de uso dos smartphones durante as aulas na UFS. A metodologia qualitativa de cunho analítico-interpretativo seguiu o procedimento proposto por Freeman (1998) que inclui codificar, agrupar, estabelecer relações e exibição dos dados (displaying). Trata-se de uma pesquisa cujos resultados e conclusões indicam que a maior parte dos alunos pesquisados utiliza smartphones tanto para fins acadêmicos, quanto para entretenimento. As regras e consequências da sala de aula, porém, desmotivam o uso dos dispositivos por estarem relacionadas a punições. Similarmente, a rede eduroam desestimula o uso dos aparelhos, por apresentar barreiras para a conexão à internet.

Palabras clave : Smartphones; Ensino Superior; regras; consequências; motivação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )