SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36FORMATIVE ENVIRONMENTS AS SPACES AND TIMES OF AUTHORSHIP IN HIGHER EDUCATIONCLASS PLANS OF A ELEMENTARY SCHOOL TEACHER: IDEAS, METHODS AND EDUCATION MATERIALS IN 1922 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

CARVALHO, JANETE MAGALHÃES; ROSEIRO, STEFERSON ZANONI  and  LOURENCO, SUZANY GOULART. A FOTOGRAFIA AGENCIANDO LINHAS DE VIDA NOS COTIDIANOS ESCOLARES. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e231322.  Epub Sep 02, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698231322.

O artigo objetiva pensar com crianças, junto a fotografias, a vida que insiste em transbordar em meio às vivências em uma escola pública de ensino fundamental. Diante do ataque capitalístico que sofrem os corpos em um cenário em que a vida é radicalmente empobrecida, discute a possibilidade de uma leitura fotográfica ao inverso dessa força de contenção, acreditando que a vida e a resistência antecedem as tentativas de controle. Utiliza como abordagem metodológica as redes de conversações com crianças, disparadas por fotografias, entendendo que a fotografia produz e força o deslocamento de pensamentos e encontros, pois cria superfícies vibráteis, produz reencontros de tempos e espaços, reinventa o passado e ilumina o presente, podendo suscitar uma potência e uma multiplicidade de criação de sentidos que vivem e morrem entre a intenção do fotógrafo e a imprevisibilidade-impossibilidade de uma única visão da fotografia. Conclui que as crianças buscam expressar linhas de vida que pulsam na relação de seus corpos com outros corpos e incorpóreos em seus cotidianos como um impulso para o movimento de criação.

Keywords : Fotografia; Linhas de vida; Redes de conversações; Cotidianos escolares; Apego à vida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )