SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36AMBIENTES FORMATIVOS COMO ESPACIOS DE AUTORÍA EN LA EDUCACIÓN SUPERIORPLANES DE CLASE DE UNA MAESTRA DE PRIMARIA: IDEIAS, MÉTODOS Y MATERIALES DIDÁCTICOS EN EL AÑO 1922. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

CARVALHO, JANETE MAGALHÃES; ROSEIRO, STEFERSON ZANONI  y  LOURENCO, SUZANY GOULART. A FOTOGRAFIA AGENCIANDO LINHAS DE VIDA NOS COTIDIANOS ESCOLARES. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e231322.  Epub 02-Sep-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698231322.

O artigo objetiva pensar com crianças, junto a fotografias, a vida que insiste em transbordar em meio às vivências em uma escola pública de ensino fundamental. Diante do ataque capitalístico que sofrem os corpos em um cenário em que a vida é radicalmente empobrecida, discute a possibilidade de uma leitura fotográfica ao inverso dessa força de contenção, acreditando que a vida e a resistência antecedem as tentativas de controle. Utiliza como abordagem metodológica as redes de conversações com crianças, disparadas por fotografias, entendendo que a fotografia produz e força o deslocamento de pensamentos e encontros, pois cria superfícies vibráteis, produz reencontros de tempos e espaços, reinventa o passado e ilumina o presente, podendo suscitar uma potência e uma multiplicidade de criação de sentidos que vivem e morrem entre a intenção do fotógrafo e a imprevisibilidade-impossibilidade de uma única visão da fotografia. Conclui que as crianças buscam expressar linhas de vida que pulsam na relação de seus corpos com outros corpos e incorpóreos em seus cotidianos como um impulso para o movimento de criação.

Palabras clave : Fotografia; Linhas de vida; Redes de conversações; Cotidianos escolares; Apego à vida.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )