SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36LA FOTOGRAFÍA ENSAMBLANDO LÍNEAS DE VIDA EN LA VIDA DIARIA EN LA ESCUELACONQUISTA LA OBRA: UN JUEGO DE MESA PARA ENSEÑAR HISTORIA DEL ARTE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

ARAUJO, FÁTIMA MARIA LEITÃO  y  NEVES, BERENICE ABREU DE CASTRO. PLANOS DE AULA DE UMA PROFESSORA PRIMÁRIA: IDEIAS, MÉTODOS E MATERIAIS DIDÁTICOS NOS IDOS DE 1922. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e214699.  Epub 21-Sep-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698214699.

A Reforma Lourenço Filho inseriu o estado do Ceará no contexto nacional de mudanças e pioneirismos. Nesse mister, algumas questões se tornam imperativas: até que ponto os anseios modernizantes e novidadeiros atingiram de forma efetiva o chão da escola primária cearense? De que modo, na escola, o ideal oficial de Nação foi ensaiado, ou, em outros termos, como se deu a tentativa de “convencimento” do pertencimento a essa “construção identitária” chamada Nação? Este artigo enfrenta essas questões a partir de indícios fornecidos por planejamentos de aulas de uma professora primária. A escrita de Isabel Pereira, professora do Grupo Escolar Capistrano de Abreu, de Maranguape, Ceará, em seu manuscrito “Planos de aula - 1922”, pelo que nos sugere, lançou-se na tarefa de fazer viva a chama do ideário escolanovista, em uma prática pedagógica que produzisse, supomos, o “homem novo” e, com ele, uma nova sociedade.

Palabras clave : Escolanovismo; Nacionalismo; Planos de aula; Professora.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )