SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36A FOTOGRAFIA AGENCIANDO LINHAS DE VIDA NOS COTIDIANOS ESCOLARESCONQUISTE A OBRA: UM JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ARTE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

ARAUJO, FÁTIMA MARIA LEITÃO  e  NEVES, BERENICE ABREU DE CASTRO. PLANOS DE AULA DE UMA PROFESSORA PRIMÁRIA: IDEIAS, MÉTODOS E MATERIAIS DIDÁTICOS NOS IDOS DE 1922. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e214699.  Epub 21-Set-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698214699.

A Reforma Lourenço Filho inseriu o estado do Ceará no contexto nacional de mudanças e pioneirismos. Nesse mister, algumas questões se tornam imperativas: até que ponto os anseios modernizantes e novidadeiros atingiram de forma efetiva o chão da escola primária cearense? De que modo, na escola, o ideal oficial de Nação foi ensaiado, ou, em outros termos, como se deu a tentativa de “convencimento” do pertencimento a essa “construção identitária” chamada Nação? Este artigo enfrenta essas questões a partir de indícios fornecidos por planejamentos de aulas de uma professora primária. A escrita de Isabel Pereira, professora do Grupo Escolar Capistrano de Abreu, de Maranguape, Ceará, em seu manuscrito “Planos de aula - 1922”, pelo que nos sugere, lançou-se na tarefa de fazer viva a chama do ideário escolanovista, em uma prática pedagógica que produzisse, supomos, o “homem novo” e, com ele, uma nova sociedade.

Palavras-chave : Escolanovismo; Nacionalismo; Planos de aula; Professora.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )