SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36PLANES DE CLASE DE UNA MAESTRA DE PRIMARIA: IDEIAS, MÉTODOS Y MATERIALES DIDÁCTICOS EN EL AÑO 1922.PRODUCCIÓN DE CONOCIMIENTOS SOBRE LA EDUCACIÓN PROFESIONAL INTEGRADA EN LA ESCUELA SECUNDARIA: UNA VISIÓN GENERAL CIENCIOMÉTRICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

SANTOS, MÍRIA SANTANNA DOS; SCHMITT, MARCELO AUGUSTO RAUH; PERES, ANDRÉ  y  REATEGUI, ELISEO BERNI. CONQUISTE A OBRA: UM JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ARTE. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e219027.  Epub 21-Sep-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698219027.

Os jogos podem contribuir com o processo de aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Este artigo descreve o desenvolvimento e utilização de um jogo de tabuleiro que aborda conteúdos sobre História da Arte, em um estudo quasi-experimental com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de duas escolas da rede pública de ensino. O desempenho dos estudantes foi avaliado antes e após a intervenção, bem como sua motivação após a utilização do jogo. Foram coletados dados por meio de observação, gravação de áudio, registro de imagens e realização de entrevista com os professores participantes. Nos testes escritos os alunos que utilizaram o jogo tiveram desempenho equivalente ao do grupo controle, evidenciando níveis satisfatórios de motivação e bom nível de aceitação do jogo. O artigo discute tais resultados, trazendo para o debate não apenas o emprego dos jogos em contextos educacionais, mas também a maneira como são introduzidos em sala de aula. Embora o jogo de tabuleiro desenvolvido nesta pesquisa foque em conteúdos específicos sobre arte da cidade de Porto Alegre, o modelo de jogo pode ser personalizado por professores e estudantes e podem ser feitas versões adaptadas para outros conteúdos.

Palabras clave : jogo educativo; motivação; arte-educação; pesquisa experimental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )