SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36CONQUISTE A OBRA: UM JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ARTESOCIOEDUCAÇÃO: ENTRE A SANÇÃO E A PROTEÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

MINUZZI, EVELIZE DORNELES  e  COUTINHO, RENATO XAVIER. PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM PANORAMA CIENCIOMÉTRICO. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e228443.  Epub 23-Set-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698228443.

O Ensino Médio Integrado se constitui como uma política educacional voltada para a integração do ensino médio com a educação profissional, conforme explicita o Decreto nº 5.154/04, sendo responsabilidade prioritária da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, sobretudo, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), criados a partir da Lei nº 11.892/2008. No entanto, tem-se percebido que o Ensino Médio Integrado ainda é um desafio que está se consolidando tanto em aspectos teóricos quanto práticos. Isso tem gerado algumas reformulações nas políticas educacionais e produziu um aumento nas pesquisas científicas sobre Ensino Médio Integrado. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar a produção de conhecimento sobre o Ensino Médio Integrado nos IFs, no período compreendido entre janeiro de 2008 a março de 2019. Para tanto, elegeu-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações para buscar os dados, tomando como base a cienciometria para analisá-los. Constituem o corpus de análise 159 produções acadêmicas, compostas por dissertações e teses. Conclui-se que, a produção de conhecimento sobre Ensino Médio Integrado, dos IFs, centra-se na pesquisa básica e empírica, com abordagem qualitativa, e sua principal temática recorre às experiências didático-pedagógicas disciplinares.

Palavras-chave : Ensino Médio Integrado; Cienciometria; Institutos Federais de Educação; Ciência e Tecnologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )