SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36DE LA PEDAGOGÍA DEL NO Y DEL “COGITO” DEL SOÑADOR EN GASTON BACHELARD: PENSAR UNA EDUCACIÓN BASADA EN LA IMAGINACIÓNDATOS CONDUCIENDO LA VIDA FUERA DE SECUENCIA: DERIVAS ENTRE ESTUDIOS DE LA CIENCIA Y DE LA TECNOLOGÍA E INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

MEIER, MARA ALINI  y  MAZZARINO, JANE MÁRCIA. AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADAS ÀS ÁGUAS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS NAS BASES DE DADOS EBSCO, DOAJ E SCIELO. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e217885.  Epub 14-Oct-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698217885.

O estudo teve o intuito de verificar as práticas de Educação Ambiental (EA) voltadas às águas de bacia hidrográfica (BH), no contexto americano e europeu. A metodologia empregada foi a revisão sistemática com meta-análise qualitativa. A busca por artigos científicos ocorreu nas bases de dados da SCIELO, DOAJ e EBSCO, procurando por textos publicados entre os anos de 1992 e 2016, advindos da Europa e da América, sendo que foram obtidos 20 artigos científicos com esta ênfase. As características gerais das práticas demonstraram a sua concentração na América, com autores centralizados em um tipo de entidade de origem e área do conhecimento. Existe a concentração em práticas de EA formal direcionadas para os jovens, de modo que os objetivos, os métodos e os resultados obtidos nas práticas de EA encontram-se centrados na compreensão teórica das questões ambientais e as estratégias pedagógicas em atividades tradicionais, contudo, há propostas inovadoras, dinâmicas e interativas nessa área.

Palabras clave : Educação Ambiental; Bacia Hidrográfica; Meta-análise qualitativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )