SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36DA “PEDAGOGIA DO NÃO” E DO “COGITO” DO SONHADOR, EM GASTON BACHELARD: PENSANDO UMA EDUCAÇÃO PARA A IMAGINAÇÃODADOS DIRIGINDO A VIDA FORA DE SEQUÊNCIA: DERIVAS ENTRE ESTUDOS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA E PESQUISA EM EDUCAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

MEIER, MARA ALINI  e  MAZZARINO, JANE MÁRCIA. AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADAS ÀS ÁGUAS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS NAS BASES DE DADOS EBSCO, DOAJ E SCIELO. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e217885.  Epub 14-Out-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698217885.

O estudo teve o intuito de verificar as práticas de Educação Ambiental (EA) voltadas às águas de bacia hidrográfica (BH), no contexto americano e europeu. A metodologia empregada foi a revisão sistemática com meta-análise qualitativa. A busca por artigos científicos ocorreu nas bases de dados da SCIELO, DOAJ e EBSCO, procurando por textos publicados entre os anos de 1992 e 2016, advindos da Europa e da América, sendo que foram obtidos 20 artigos científicos com esta ênfase. As características gerais das práticas demonstraram a sua concentração na América, com autores centralizados em um tipo de entidade de origem e área do conhecimento. Existe a concentração em práticas de EA formal direcionadas para os jovens, de modo que os objetivos, os métodos e os resultados obtidos nas práticas de EA encontram-se centrados na compreensão teórica das questões ambientais e as estratégias pedagógicas em atividades tradicionais, contudo, há propostas inovadoras, dinâmicas e interativas nessa área.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Bacia Hidrográfica; Meta-análise qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )