SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36EVALUATION OF THE PROPOSALS OF ENVIRONMENTAL EDUCATION DIRECTED TO HYDROGRAPHIC BASIN IN THE DATA BASES EBSCO, DOAJ AND SCIELOTHE WORKERS IN THE DIDACTIC BOOK OF HISTORY IN THE SECOND REPUBLIC (1930-1945) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

WEAVER, JOHN A  and  RANNIERY, THIAGO. DADOS DIRIGINDO A VIDA FORA DE SEQUÊNCIA: DERIVAS ENTRE ESTUDOS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e221497.  Epub Oct 16, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698221497.

Este artigo explora derivas entre os estudos da ciência e da tecnologia e a pesquisa em educação, e é pautado pela obra de Steven (2013), na qual o autor traça um passeio etnográfico e histórico sobre laboratórios de bioinformática. O artigo foi concebido a partir de uma conversa entre autores que, oriundos de distintos países, foram instados a comentar ilações epistemológicas e ontológicas das transformações tecnológicas das ciências da vida para a pesquisa em educação. Na materialidade da escrita, o ensaio percorre lacunas do processo de sequenciamento genético e da produção tecnologicamente mediada de dados como disparadores para preparar pedagogicamente a nós mesmos e aos outros para uma vida que já estamos vivendo. O argumento é de que cabe à pesquisa em educação explorar práticas científicas de uma forma imaginativamente mobilizadora para que se possam mudar as questões que fazemos sobre vida, conhecimento e política em um ambiente mais que “humano”.

Keywords : dados; ciência e tecnologia; bioinformática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )