SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36DATA DRIVING LIFE OUT OF SEQUENCE: INTERFACES BETWEEN STUDIES OF SCIENCE AND TECHNOLOGY AND EDUCATION RESEARCHFROM WATCHER TO MANAGER: THE PEDAGOGUE UNDER CONSTRUCTION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

ZANELATTO, JOÃO HENRIQUE  and  SOUZA, RAYANE LAYRA DE. OS TRABALHADORES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA NA SEGUNDA REPÚBLICA (1930-1945). Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e222301.  Epub Oct 14, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698222301.

O escrito objetivou analisar como as relações de trabalho são apresentadas nos livros didáticos de História (atuais), utilizados pelos professores de História nas escolas públicas estaduais e municipais brasileiras. Nos últimos 20 anos, vem ocorrendo a distribuição de livros por meio de uma política de Estado, que ocasionou o surgimento de um mercado editorial extremamente rentável, disputado por várias editoras. A cada três anos, os livros são substituídos por novos, e são os professores, de modo geral, que escolhem aqueles a serem utilizados no triênio seguinte. O estudo fundamentou-se na História Social do Trabalho, elegendo como fontes de pesquisa a produção bibliográfica sobre o período e a análise de cinco livros didáticos utilizados pelos professores de História das escolas públicas municipais e estaduais em todo o território nacional, no triênio 2017-2019, buscando analisar como os trabalhadores foram abordados nesses livros.

Keywords : Trabalhadores; Livros didáticos; Segunda República.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )