SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36THE WORKERS IN THE DIDACTIC BOOK OF HISTORY IN THE SECOND REPUBLIC (1930-1945)ASSESSMENT IN PRIMARY SCHOOL MATHEMATICS EDUCATION IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

ALVES, DANIEL VECCHIO  and  PIEDADE, JOÃO. DE VIGILANTE A GESTOR: O PEDAGOGO EM CONSTRUÇÃO. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e222666.  Epub Oct 15, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698222666.

Buscar os contornos da figura do pedagogo exigiu ao presente artigo recuperar marcos de sua própria origem, percebê-los em seu processo histórico-educacional e situá-los no seu campo de atuação. Para isso, ao longo do histórico educacional traçado nesta investigação, notaremos que a necessidade de setorização da ação pedagógica sempre foi explícita nas escolas, pois desde os primeiros sistemas educacionais implantados no Brasil se pensou nas responsabilidades que vão da organização dos espaços de aprendizagem até tarefas mais administrativas. É com base no exercício efetivo das três habilitações pedagógicas principais (coordenação, supervisão e orientação) que pensamos aqui ser possível construir o processo histórico desse cargo escolar, bem como almejar uma gestão pedagógica mais organizada, equilibrada e eficiente em todas as frentes e tarefas que desafiam os pedagogos cotidianamente. Por fim, devemos reconhecer a importância da setorização das atividades pedagógicas no sentido empregado por Rangel (2007), que visa uma especialização colaborativa e não sectária das diferentes habilitações pedagógicas consideradas acima.

Keywords : panóptico; gestão educacional; habilitações pedagógicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )