SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36TRABAJADORES EN LIBROS DIDÁCTICOS DE HISTÓRIA EN LA SEGUNDA REPÚBLICA (1930-1945)EVALUACIÓN EN EDUCACIÓN MATEMÁTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA EN BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

ALVES, DANIEL VECCHIO  y  PIEDADE, JOÃO. DE VIGILANTE A GESTOR: O PEDAGOGO EM CONSTRUÇÃO. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e222666.  Epub 15-Oct-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698222666.

Buscar os contornos da figura do pedagogo exigiu ao presente artigo recuperar marcos de sua própria origem, percebê-los em seu processo histórico-educacional e situá-los no seu campo de atuação. Para isso, ao longo do histórico educacional traçado nesta investigação, notaremos que a necessidade de setorização da ação pedagógica sempre foi explícita nas escolas, pois desde os primeiros sistemas educacionais implantados no Brasil se pensou nas responsabilidades que vão da organização dos espaços de aprendizagem até tarefas mais administrativas. É com base no exercício efetivo das três habilitações pedagógicas principais (coordenação, supervisão e orientação) que pensamos aqui ser possível construir o processo histórico desse cargo escolar, bem como almejar uma gestão pedagógica mais organizada, equilibrada e eficiente em todas as frentes e tarefas que desafiam os pedagogos cotidianamente. Por fim, devemos reconhecer a importância da setorização das atividades pedagógicas no sentido empregado por Rangel (2007), que visa uma especialização colaborativa e não sectária das diferentes habilitações pedagógicas consideradas acima.

Palabras clave : panóptico; gestão educacional; habilitações pedagógicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )