SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36DE OBSERVADOR A GERENTE: EL PEDAGOGO EN CONSTRUCCIÓNBLENDED LEARNING: REVISIÓN SISTEMÁTICA DE LA LITERATURA EN PERIÓDICOS CIENTÍFICOS INTERNACIONALES (2015 - 2018) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

JUSTO, JUTTA CORNELIA REUWSAAT; BECHER, EDNEI LUÍS; HEUVEL-PANHUIZEN, MARJA VAN DEN  y  VELDHUIS, MICHIEL. AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO BRASIL. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e212670.  Epub 29-Oct-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698212670.

Neste estudo, procuramos obter mais conhecimento sobre as práticas e as crenças em relação à avaliação em educação matemática de professores dos anos iniciais. Realizamos uma análise dos documentos curriculares e revisamos a literatura recente sobre pesquisas em avaliação no Brasil, respondendo a seguinte questão de pesquisa: Como são as práticas de avaliação matemática e as crenças dos professores, reveladas em pesquisas recentes, e como essas estão relacionadas à conceituação de avaliação em documentos curriculares brasileiros? Verificamos que as práticas de avaliação dos professores, conforme pesquisas revisadas entre 2010 e 2017, em geral não refletiam a conceitualização da avaliação apresentada nos documentos curriculares. Apesar da maioria dos professores conjeturarem que a avaliação seja um processo para melhorar o ensino e a aprendizagem, suas práticas de avaliação em matemática não favoreciam a avaliação para aprendizagem, mas foram usadas principalmente como um instrumento para determinar a classificação dos alunos. Recomendamos uma política pública de formação de professores na qual sejam oferecidas oportunidades de desenvolvimento profissional com foco na avaliação formativa em educação matemática.

Palabras clave : Avaliação em sala de aula; Avaliação em larga escala; Pesquisa brasileira; Educação matemática; Anos Iniciais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )