SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36EVALUACIÓN EN EDUCACIÓN MATEMÁTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA EN BRASILLA ESFINGE, LA TELA Y LA TRAMA: ALFABETIZACIÓN Y CAMINOS DE LA DEMOCRACIA EM BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

ROZA, JIANI CARDOSO DA; VEIGA, ADRIANA MOREIRA DA ROCHA  y  ROZA, MARCELO PEDROSO DA. BLENDED LEARNING: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS INTERNACIONAIS (2015 - 2018). Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e223402.  Epub 28-Oct-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-223402.

O Blended Learning, ao combinar as aprendizagens presencial e on-line, é uma oportunidade de os professores integrarem as tecnologias digitais, no meio acadêmico, de modo ponderado, sem romper com as estratégias e práticas que já utilizam, mas buscando incorporá-las a esses modos contemporâneos de aprender. Com o objetivo de descobrir o movimento atual das pesquisas, o contexto educacional em que se aplicam e os assuntos abordados, este estudo traz uma revisão sistemática da literatura sobre Blended Learning, elaborada a partir das publicações entre 2015 e 2018, em periódicos científicos de visibilidade internacional. As publicações foram organizadas em tópicos com base em suas temáticas, servindo, também, para exemplificar os achados e as questões de pesquisa. Como resultado, este estudo evidencia um cenário crescente de experimentações com Blended Learning, realizadas, geralmente, a partir de iniciativas de professores, e onde predominam as experiências voltadas ao design instrucional e aos resultados dos alunos no Ensino Superior.

Palabras clave : Ensino híbrido; Métodos de ensino e aprendizagem; Revisão sistemática da literatura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )