SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36BLENDED LEARNING: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW IN INTERNATIONAL SCIENTIFIC JOURNALS (2015 - 2018)NEW RELATIONSHIPS BETWEEN CURRICULUM AND ASSESSMENT? REPLACING AND REDIRECTING THE DEBATE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

REGINA, ANNE GREICE SOARES LA. A ESFINGE, A TEIA E O ENREDO: LETRAMENTO E CAMINHOS DA DEMOCRACIA NO BRASIL. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e223735.  Epub Oct 28, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698223735.

Este trabalho objetiva analisar as possibilidades do letramento para uma pedagogia cidadã. Parte-se da ideia de Educação como emancipação, associando-a ao contexto da comunicação de massa, a partir das reflexões de Adorno e Horhkeimer, mas sem desprezar a importância da cultura como instrumento de mediação na relação sujeito e mundo. Adotamos a perspectiva interdisciplinar dos Estudos Culturais, mais especificamente os estudos de Richard Hoggart, pela qual entendemos que os consumidores/espectadores - mesmo expostos aos mass media, que tendem a exercer certo controle cultural e social através do uso do discurso competente - não estão inertes, permeáveis, mas em condições de produzir respostas. Nesse sentido, vislumbra-se a centralidade de políticas educacionais que pensem o letramento como processo que engloba habilidade técnica e aspectos cognitivos, inseridos em um contexto social e cultural que envolve estruturas de poder e ideologia, conforme Brian Street.Assim, o letramento, em um programa educacional para a liberdade inspirado pelo pensamento freiriano e na perspectiva da formação cidadã concretizada pela participação e pela inclusão discursiva, afigura-se como uma possibilidade para ampliar a democracia no Brasil.

Keywords : Letramento; Discurso; Educação para a cidadania; Indústria cultural; Democracia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )