SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36BLENDED LEARNING: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS INTERNACIONAIS (2015 - 2018)“NOVAS” RELAÇÕES ENTRE CURRÍCULO E AVALIAÇÃO? RECOLOCANDO E REDIRECIONANDO O DEBATE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

REGINA, ANNE GREICE SOARES LA. A ESFINGE, A TEIA E O ENREDO: LETRAMENTO E CAMINHOS DA DEMOCRACIA NO BRASIL. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e223735.  Epub 28-Out-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698223735.

Este trabalho objetiva analisar as possibilidades do letramento para uma pedagogia cidadã. Parte-se da ideia de Educação como emancipação, associando-a ao contexto da comunicação de massa, a partir das reflexões de Adorno e Horhkeimer, mas sem desprezar a importância da cultura como instrumento de mediação na relação sujeito e mundo. Adotamos a perspectiva interdisciplinar dos Estudos Culturais, mais especificamente os estudos de Richard Hoggart, pela qual entendemos que os consumidores/espectadores - mesmo expostos aos mass media, que tendem a exercer certo controle cultural e social através do uso do discurso competente - não estão inertes, permeáveis, mas em condições de produzir respostas. Nesse sentido, vislumbra-se a centralidade de políticas educacionais que pensem o letramento como processo que engloba habilidade técnica e aspectos cognitivos, inseridos em um contexto social e cultural que envolve estruturas de poder e ideologia, conforme Brian Street.Assim, o letramento, em um programa educacional para a liberdade inspirado pelo pensamento freiriano e na perspectiva da formação cidadã concretizada pela participação e pela inclusão discursiva, afigura-se como uma possibilidade para ampliar a democracia no Brasil.

Palavras-chave : Letramento; Discurso; Educação para a cidadania; Indústria cultural; Democracia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )