SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36A ESFINGE, A TEIA E O ENREDO: LETRAMENTO E CAMINHOS DA DEMOCRACIA NO BRASILPESQUISA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

BAUER, ADRIANA. “NOVAS” RELAÇÕES ENTRE CURRÍCULO E AVALIAÇÃO? RECOLOCANDO E REDIRECIONANDO O DEBATE. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e223884.  Epub 27-Out-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698223884.

Este artigo tem como objetivo discutir as relações que se estabelecem entre avaliação e currículo em diversos momentos do desenvolvimento do campo da avaliação educacional no Brasil e no exterior. Retoma como tais relações vêm se estabelecendo desde o século XIX, para argumentar que as tessituras entre avaliação e currículo sempre ocorreram, observando-se mudanças em suas características e propósitos. Discute resultados de pesquisas que constatam que as avaliações externas e em larga escala têm induzido práticas curriculares e pedagógicas nas escolas brasileiras, em diversos âmbitos administrativos, a fim de compreender em que medida existe um reducionismo e controle curricular. Tais discussões dão base para apontar a necessidade de se recolocar o debate para além da discussão sobre indução curricular, defendendo o imperativo de incorporar o debate sobre as finalidades e objetivos educacionais, bem como a análise do potencial de avaliações e currículos para efetuar a garantia constitucional ao direito à educação.

Palavras-chave : avaliação em larga escala; currículo; organização do trabalho escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )