SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36NEW RELATIONSHIPS BETWEEN CURRICULUM AND ASSESSMENT? REPLACING AND REDIRECTING THE DEBATEDISTRIBUTION OF SCHOLARSHIPS AND VACANCIES IN SCHOOLS OF NATIONAL UNIVERSITIES IN ARGENTINA: PERCEPTIONS OF JUSTICE OF STUDENTS AND TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

SILVA, DIEGO GERÔNIMO; SIMOES, REGINA MARIA ROVIGATI  and  OVIGLI, DANIEL BOVOLENTA. PESQUISA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e224517.  Epub Oct 28, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698224517.

O presente estudo objetivou mapear a visão de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca da inserção da pesquisa escolar em suas práticas pedagógicas. A investigação utilizou abordagens qualitativa e quantitativa e foi realizada com 124 professores, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, os quais responderam a um questionário estruturado. O tratamento dos dados foi feito pelo software Iramuteq. Os resultados mostraram que a pesquisa escolar é um recurso benéfico às práticas de ensino e proporciona aos alunos vivências com projetos e atividades concretas, contribuindo para o desenvolvimento de atitudes críticas, curiosas e reflexivas. Contudo, dificuldades como o pouco acesso aos meios de informação (principalmente internet), falta de compromisso discente, a escolha das temáticas e os hábitos de leitura foram indicados pelos professores, mas, ao mesmo tempo, o auxílio para a aprendizagem, a curiosidade por assuntos da atualidade e a participação ativa foram indicados como facilitadores do trabalho docente.

Keywords : Anos iniciais do Ensino Fundamental; professor; estudante; pesquisa escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )