SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE: UMA REVISÃO INTEGRATIVAMUDANÇAS NO PIBID E NA PREPARAÇÃO DE PROFESSORES PARA O INÍCIO DA DOCÊNCIA: ANÁLISE EM MULTINÍVEIS BASEADA NA THCA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

CYRINO, MARINA; SOUZA NETO, SAMUEL DE  e  SARTI, FLAVIA MEDEIROS. CONCEPÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E ANÁLISE DE UM DISPOSITIVO DE ACOMPANHAMENTO DE ESTAGIÁRIOS COMO PARTE DE UMA PESQUISA COLABORATIVA. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e228755.  Epub 28-Out-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698228755.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa colaborativa que objetivou a elaboração e a análise de dispositivos voltados ao acompanhamento conjunto (envolvendo instituição de ensino superior e escola) do estágio supervisionado de prática de ensino em um curso de Pedagogia. A investigação envolveu diferentes atores ligados ao estágio, totalizando 43 participantes envolvidos, distribuídos nas seguintes categorias: professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental (denominados professores-parceiros), coordenadores pedagógicos, diretor e vice-diretor de escola, estagiários e uma professora universitária supervisora de estágio. Por meio de estudo documental, observações do processo formativo e de grupos focais realizados com os participantes, foram elaborados dois dispositivos de acompanhamento voltados à reflexão e análise de práticas de ensino: um dispositivo direcionado aos estagiários e outro aos professores-parceiros. Os dispositivos foram analisados com base no modelo de Albero (2010), que segue três dimensões: ideal, operacional e vivida. Concluímos que os dispositivos implementados no estágio contribuíram de forma significativa para sua organização e para o acompanhamento dos estagiários, valorizando o papel do professor da escola no processo formativo e favorecendo a produção de disposições docentes por parte dos estagiários. Os limites encontrados no emprego dos dispositivos dizem respeito ao desenvolvimento da reflexão e da análise de práticas por parte dos estagiários.

Palavras-chave : estágio curricular; licenciatura em Pedagogia; dispositivos de formação; formação inicial de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )