SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36CONCEPÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E ANÁLISE DE UM DISPOSITIVO DE ACOMPANHAMENTO DE ESTAGIÁRIOS COMO PARTE DE UMA PESQUISA COLABORATIVAINVENTÁRIO DE PRÁTICAS DOCENTES QUE FAVORECEM A CRIATIVIDADE: ESTUDO DE ADAPTAÇÃO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

RABELO, LEANDRO DE OLIVEIRA; DIAS, VALÉRIA SILVA  e  CARVALHO, FERNANDO LUIZ DE CAMPOS. MUDANÇAS NO PIBID E NA PREPARAÇÃO DE PROFESSORES PARA O INÍCIO DA DOCÊNCIA: ANÁLISE EM MULTINÍVEIS BASEADA NA THCA. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e230963.  Epub 03-Jan-2502. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698230963.

Neste artigo analisamos algumas das recentes mudanças impostas ao Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vigente no Brasil desde 2007. O Programa cumpriu, na última década, a importante tarefa de preparar melhor os licenciandos para o início da carreira docente; porém, o último edital lançado em 2018 modificou significativamente a estrutura do Programa, alterando seu potencial formativo. Com base na Teoria Histórico-Cultural da Atividade, analisamos parte das atividades desenvolvidas no âmbito de um subprojeto de Física do PIBID de uma universidade federal. A análise foi realizada em três níveis. No nível micro, analisamos as situações sociais de curta duração que potencializaram a preparação para o início da docência de licenciandos do subprojeto. No nível meso, analisamos o sistema de atividade desse subprojeto, evidenciando os elementos que mais contribuíram e quais se mostraram limitados na formação dos futuros professores. No nível macro, investigamos como as mudanças no PIBID, acompanhadas pelo lançamento do Programa de Residência Pedagógica, afetaram o sistema de atividades do PIBID. Nossos resultados indicam que essas mudanças podem provocar o distanciamento do PIBID de sua identificação com a iniciação à docência, pois prejudicam a eficiência da ação de tutoria, diminuem a heterogeneidade dos sujeitos que compõem os subprojetos e enfraquecem as parcerias entre universidades e escolas. Além disso, não contribuem para diminuir as limitações desse Programa e não ampliam as possibilidades dos futuros professores de vivenciarem os diversos elementos que caracterizam o início da docência.

Palavras-chave : Programa de Indução à Docência Brasileiro; PIBID; Teoria Histórico-Cultural da Atividade; Programa de Residência Pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )