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Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

FERREIRA, NARA TORRECILHA. DESIGUALDADE RACIAL E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e227734.  Epub 08-Nov-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698227734.

A partir dos anos 2000, começaram a ser implantadas políticas afirmativas no ensino superior brasileiro, visando a ampliação do acesso da população negra a esse nível de ensino, bem como a diminuição das desigualdades raciais. A Lei nº 12.711/2012 determinou a adoção da política afirmativa a todas as instituições federais de ensino superior. O presente trabalho propõe a reflexão acerca dessas políticas afirmativas, visando a elaboração de uma análise crítica em relação aos seus resultados, respondendo a seguinte questão: as políticas afirmativas implementadas no ensino superior público brasileiro ajudam a ampliar o acesso à população negra? A pesquisa realizou um rastreamento de políticas afirmativas implementadas e análises de correlação e regressão linear múltipla para avaliar a efetividade das políticas afirmativas raciais, considerando a ampliação do acesso ao ensino superior à população negra.

Palabras clave : Avaliação; efetividade; Ações Afirmativas; Ensino Superior; critério racial.

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