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Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

CAREGNATO, CÉLIA ELIZABETE; SANTOS, HARLON ROMARIZ RABELO  and  FELIN, LOURENÇO BRITO. ORIGEM ESCOLAR E ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE DA OCUPAÇÃO DE VAGAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA UFRGS. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e231759.  Epub Nov 09, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698231759.

O artigo analisa a relação entre a heterogeneidade das escolas públicas e a ocupação das vagas da política de ações afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir da literatura sobre estratificação escolar em sociologia da educação, assume-se a existência de um quase-mercado escolar na rede pública, com escolas regulares e diferenciadas. Os dados explorados referem-se aos ingressos do ano de 2017. A metodologia, de cunho quantitativo, privilegiou análises descritivas, cruzamentos simples e medidas básicas de associação, caracterizando-se como um estudo exploratório. Os resultados mostram que os egressos das escolas regulares têm um acesso proporcionalmente menor às vagas reservadas na modalidade que não considera renda ou cor/raça. Esse fenômeno ocorre de forma mais intensa nos cursos mais concorridos. Considerando a heterogeneidade entre escolas públicas, a forma atual de ingresso na educação superior pública favorece egressos da escola pública diferenciada frente aos egressos da regular. Entende-se que esse fato caracteriza um limite na correção da distorção no acesso à educação superior pública federal.

Keywords : ações afirmativas; estratificação educacional; escola pública; quase-mercado escolar; educação superior.

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