SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36ORIGEN ESCOLAR Y ACCESO A LA EDUCACIÓN SUPERIOR: ANÁLISIS DE LA OCUPACIÓN DE VACANTES DE ACCIÓN AFIRMATIVA EN UFRGSTEACHER TRAINING FOR PRIMARY SCHOOL IN UNIVERSITY COURSES IN BRAZIL AND GERMANY índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

MENDES, MAÍRA TAVARES. CRÍTICA AO CONCEITO DE AFILIAÇÃO DE ALAIN COULON: IMPLICAÇÕES PARA A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e232346.  Epub 09-Nov-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-46982222346.

Este artigo busca apresentar e discutir criticamente o conceito de afiliação proposto pelo sociólogo e etnometodólogo francês Alain Coulon. Argumenta-se que este conceito capta parcialmente as dinâmicas da permanência estudantil da universidade brasileira, sendo uma ferramenta com potencial explicativo. No entanto, da forma como o conceito é apresentado na obra de Coulon, não capta importantes elementos da permanência estudantil, como os mecanismos institucionais de produção de fracasso, sobretudo à luz dos atravessamentos de classe, raça, gênero e nacionalidade. O trabalho está organizado da seguinte forma: 1) introdução; 2) breve apresentação sobre o autor e a recepção de seus estudos no Brasil; 3) apresentação do conceito de afiliação; 4) dificuldades apontadas por Coulon para o processo de afiliação; 5) discussão sobre os limites do conceito; 6) algumas considerações. Conclui-se discutindo que pensar a temporalidade de estudantes das classes subalternas é uma importante chave de compreensão da permanência estudantil, agregando ao debate as dinâmicas de classe, raça, gênero e nacionalidade.

Palabras clave : Acesso à universidade; permanência estudantil; afiliação; temporalidades.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )