SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36ORIGEM ESCOLAR E ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE DA OCUPAÇÃO DE VAGAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA UFRGSA FORMAÇÃO DO DOCENTE PARA OS ANOS PRIMÁRIOS EM CURSOS UNIVERSITÁRIOS NO BRASIL E NA ALEMANHA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

MENDES, MAÍRA TAVARES. CRÍTICA AO CONCEITO DE AFILIAÇÃO DE ALAIN COULON: IMPLICAÇÕES PARA A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e232346.  Epub 09-Nov-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-46982222346.

Este artigo busca apresentar e discutir criticamente o conceito de afiliação proposto pelo sociólogo e etnometodólogo francês Alain Coulon. Argumenta-se que este conceito capta parcialmente as dinâmicas da permanência estudantil da universidade brasileira, sendo uma ferramenta com potencial explicativo. No entanto, da forma como o conceito é apresentado na obra de Coulon, não capta importantes elementos da permanência estudantil, como os mecanismos institucionais de produção de fracasso, sobretudo à luz dos atravessamentos de classe, raça, gênero e nacionalidade. O trabalho está organizado da seguinte forma: 1) introdução; 2) breve apresentação sobre o autor e a recepção de seus estudos no Brasil; 3) apresentação do conceito de afiliação; 4) dificuldades apontadas por Coulon para o processo de afiliação; 5) discussão sobre os limites do conceito; 6) algumas considerações. Conclui-se discutindo que pensar a temporalidade de estudantes das classes subalternas é uma importante chave de compreensão da permanência estudantil, agregando ao debate as dinâmicas de classe, raça, gênero e nacionalidade.

Palavras-chave : Acesso à universidade; permanência estudantil; afiliação; temporalidades.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )