SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36CRÍTICA AO CONCEITO DE AFILIAÇÃO DE ALAIN COULON: IMPLICAÇÕES PARA A PERMANÊNCIA ESTUDANTILASSESSORIA PEDAGÓGICA UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE NOVA: MAPEAMENTO E REFLEXÕES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

VIERODEVECHI, CATIA PICCOLO; BANNELL, RALPH INGS  e  TREVISAN, AMARILDO LUIZ. A FORMAÇÃO DO DOCENTE PARA OS ANOS PRIMÁRIOS EM CURSOS UNIVERSITÁRIOS NO BRASIL E NA ALEMANHA. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e231370.  Epub 19-Nov-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698231370.

O artigo discute a formação do professor dos anos primários, a partir de experiências em universidades públicas, no Brasil e no estado de Norte de Vestfália, na Alemanha. Procuramos compreender a articulação entre a formação social, cultural e humana e a formação técnica e especializada do professor dessa etapa de ensino nessas universidades. Sustentada na abordagem da hermenêutica reconstrutiva, a pesquisa, realizada em 2017, desenvolve-se por meio da comparação dos cursos de formação de professores nos dois países e utiliza-se da análise documental das diretrizes legais e das propostas pedagógicas de quatro cursos de formação de professores para os anos primários (dois brasileiros e dois alemães), além de entrevistas narrativas com especialistas brasileiros e alemães das mesmas instituições. A pesquisa indica que, independente do fato de ambas as universidades terem o mesmo interesse na qualidade da profissionalização técnica, nos cursos analisados da Alemanha, essa formação recebe mais ênfase do que no Brasil. Isso reflete os imperativos econômicos que norteiam a educação naquele país e, consequentemente, a necessidade de formação técnica. Contudo, nos cursos brasileiros aos quais tivemos acesso, ganha destaque o espaço de reprodução do mundo da vida e crítica ao sistema, indispensável a uma vida mais humanizada.

Palavras-chave : Formação docente; anos primários; Hermenêutica Reconstrutiva; mundo da vida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )