SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36A FORMAÇÃO DO DOCENTE PARA OS ANOS PRIMÁRIOS EM CURSOS UNIVERSITÁRIOS NO BRASIL E NA ALEMANHAPLATAFORMAS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA PARA APOIAR A INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

XAVIER, AMANDA REZENDE COSTA  e  AZEVEDO, MARIA ANTONIA RAMOS DE. ASSESSORIA PEDAGÓGICA UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE NOVA: MAPEAMENTO E REFLEXÕES. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e232232.  Epub 18-Nov-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698232232.

Este artigo tem o escopo de apresentar o mapeamento da Assessoria Pedagógica Universitária no contexto da Universidade Nova, ou seja, trata dos setores institucionais que se responsabilizam pela formação pedagógica docente, nas universidades federais brasileiras que formalizaram e implantaram cursos de Bacharelados Interdisciplinares. Tendo o mapeamento como modelo metodológico de pesquisa, foi utilizada a pesquisa documental e a análise documental como instrumentos de coleta e análise dos dados, respectivamente. Compondo uma pesquisa finalizada de doutoramento em educação (XAVIER, 2019), no campo da Pedagogia Universitária, o mapeamento desenvolveu-se entre os anos de 2016 e 2019, decurso temporal necessário para se verificar os movimentos de constituição do setor objeto da pesquisa, nas instituições que compuseram o recorte. Os resultados apontam que há uma tendência no estabelecimento de setores responsáveis pela formação pedagógica docente, embora ainda haja um percurso intenso a ser percorrido, no sentido de legitimar e consolidar tais setores, ao ponto de serem institucionalmente denominados por Assessoria Pedagógica Universitária. Por outro lado, os resultados demonstram, ainda, que, mesmo havendo uma tendência na implantação de tais setores, há diferentes níveis de compromisso para com este movimento. De tal modo, verificam-se instituições já avançadas na consolidação de setores responsáveis pelo assessoramento pedagógico docente, outras encaminhando esta implantação, mas, na contramão, instituições que ignoram este processo e não têm nenhum setor responsável por este serviço de assessoramento, o que nos remete, novamente, à questão da necessidade de institucionalização de tais setores.

Palavras-chave : Assessoria Pedagógica Universitária; Pedagogia Universitária; Formação Pedagógica Docente; Universidade Nova.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )