SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36ASESORAMIENTO PEDAGÓGICO UNIVERSITARIO EN EL CONTEXTO DE LA UNIVERSIDADE NOVA: MAPEO Y REFLEXIONES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

LIMA, CLÁUDIO DE; BASTOS, ROGÉRIO CID  y  VARVAKIS, GREGÓRIO. PLATAFORMAS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA PARA APOIAR A INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e232826.  Epub 18-Nov-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698232826.

O processo de integração de uma dimensão internacional, intercultural e global - na finalidade, nas funções ou na entrega de educação - define a Internacionalização do Ensino Superior (IES). Devido à falta de recursos para educação, a internacionalização em casa (IeC) ganhou popularidade. A IES envolvendo Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) abre oportunidades para abordagens de aprendizagem inovadoras entre nações e culturas. O objetivo deste artigo é analisar as publicações científicas dos últimos anos sobre plataformas digitais de aprendizagem relacionados à IES. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva com base em uma revisão integrativa da literatura. A análise desse campo mostra que as plataformas e-learning impulsionaram o ensino on-line e a distância e diversificaram o panorama da IES. Programas Collaborative Online International Learning (COIL) surgem como parte da IeC e refletem o crescente vínculo entre TIC, mídia social e internacionalização. O conceito de internacionalização virtual pode ser utilizado como uma estrutura conceitual para promover a IES.

Palabras clave : Internacionalização do Ensino Superior, plataforma digital; e-learning, MOOC, COIL.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )