SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36RETOS Y PERSPECTIVAS DE LA METODOLOGÍA DE INVESTIGACIÓN EN UN CURSO DE MÁSTER PROFESIONAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

SILVA, PAULO FRAGA DA; ISHII, IONE  y  KRASILCHIK, MYRIAM. CÓDIGO DE ÉTICA DOCENTE: UM DILEMA. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e215216.  Epub 27-Mayo-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698215216.

Os cursos de formação docente têm priorizado o domínio cognitivo em detrimento do afetivo, com forte componente ético próprio do cotidiano acadêmico. A partir de dilemas éticos constatados no exercício docente, sentimos a necessidade de trazer um panorama dos aspectos abordados pela literatura pertinente ao tema e de alguns códigos de ética docente. A adoção ou não desses códigos é um tema polêmico. Este texto tem o objetivo de trazer à tona essa polêmica como contribuição para a profissionalização dos professores, para que eles sejam capazes de antecipar as situações de dilemas éticos que acontecem na escola, em sua complexidade e contradição, dando a estas um melhor encaminhamento. Com isso, espera-se que o futuro professor esteja mais preparado para o enfrentamento dessas situações no relacionamento com os alunos, os colegas e as instituições. A análise dos dilemas existentes na escola pode resultar em decisões mais justas que considerem, além das perspectivas acadêmicas e institucionais, também os aspectos humanos. Nossa proposta é a de que essa discussão seja amplamente abordada nos cursos de formação docente.

Palabras clave : Ética; Formação Docente; Códigos de Ética; Valores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )