SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36THE PEDAGOGICAL MEDIATION IN THE INVENTED WRITING OF CHILDREN IN THE PROCESS OF LITERACY: WORDS WITH COMPLEX STRUCTURE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

MONTEIRO, SARA MOURÃO  and  MARTINS, MARGARIDA ALVES. ARTIGO - RELAÇÃO ENTRE NÍVEIS CONCEITUAIS DE ESCRITA E ESTRATÉGIAS DE RECONHECIMENTO DE PALAVRAS. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e227793.  Epub Jan 20, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698227793.

Os níveis conceituais da escrita (FERREIRO; TEBEROSKY, 1999), revelam o processo evolutivo da compreensão do princípio alfabético pelas crianças. Por outro lado, as teorias sobre a aprendizagem da leitura revelam as estratégias de reconhecimento de palavras. Visando analisar a relação entre os níveis conceituais de escrita e as estratégias de leitura de palavras compostas por sílabas de estruturas CV, CCV e CVC, aplicou-se testes de leitura e de escrita de palavras em 47 crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Concluiu-se que a evolução da compreensão do princípio alfabético promovem avanços na leitura de palavras compostas por sílabas CV e a formação do léxico ortográfico; e que o confronto com as estruturas silábicas CVC e CCV contribui para que o sistema de análise sequencial das letras no reconhecimento da palavra se modifique, ampliando a percepção das crianças sobre a complexidade das estruturas fonológicas dos segmentos silábicos.

Keywords : Alfabetização; Níveis conceituais de escrita; Reconhecimento de palavras.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )