SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36ARTIGO - A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCRITA INVENTADA DE CRIANÇAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: PALAVRAS COM ESTRUTURA SILÁBICA CVC E CV NASAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

MONTEIRO, SARA MOURÃO  y  MARTINS, MARGARIDA ALVES. ARTIGO - RELAÇÃO ENTRE NÍVEIS CONCEITUAIS DE ESCRITA E ESTRATÉGIAS DE RECONHECIMENTO DE PALAVRAS. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e227793.  Epub 20-Ene-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698227793.

Os níveis conceituais da escrita (FERREIRO; TEBEROSKY, 1999), revelam o processo evolutivo da compreensão do princípio alfabético pelas crianças. Por outro lado, as teorias sobre a aprendizagem da leitura revelam as estratégias de reconhecimento de palavras. Visando analisar a relação entre os níveis conceituais de escrita e as estratégias de leitura de palavras compostas por sílabas de estruturas CV, CCV e CVC, aplicou-se testes de leitura e de escrita de palavras em 47 crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Concluiu-se que a evolução da compreensão do princípio alfabético promovem avanços na leitura de palavras compostas por sílabas CV e a formação do léxico ortográfico; e que o confronto com as estruturas silábicas CVC e CCV contribui para que o sistema de análise sequencial das letras no reconhecimento da palavra se modifique, ampliando a percepção das crianças sobre a complexidade das estruturas fonológicas dos segmentos silábicos.

Palabras clave : Alfabetização; Níveis conceituais de escrita; Reconhecimento de palavras.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )