SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36ON THE NATURE OF (ORTO)GRAPHIC ERRORS PRODUCED BY BRAZILIAN CHILDREN IN THE FIRST ELEMENTARY SCHOOL YEARSGAMES AS DIDACTIC RESOURCES IN EARLY LITERACY: WHAT TEACHERS SAY AND DO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

PICCOLI, LUCIANA  and  ZEN, MARIA ISABEL HABCKOST DALLA. ARTIGO - PRÁTICAS DE LEITURA, GÊNEROS E SUPORTES TEXTUAIS DO CONTEXTO FAMILIAR NA PERSPECTIVA DE CRIANÇAS EM CLASSE DE ALFABETIZAÇÃO. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e220588.  Epub Jan 18, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698220588.

Neste artigo analisam-se práticas de leitura vinculadas ao contexto familiar de crianças de segundo ano do Ensino Fundamental de escola municipal de Porto Alegre/RS, bem como textos e materiais utilizados por elas em tais práticas. Situa-se nos campos do letramento, alfabetização e leitura, vistos sob os enfoques social, cultural, linguístico e pedagógico. Para geração dos dados, foram realizadas discussões com crianças em grupos focais, sendo os encontros registrados em diário de campo. A partir da análise dos dados, buscou-se identificar as práticas de leitura mais recorrentes apresentadas nos eixos: variedade de materiais e práticas de leitura apontada pelos participantes, protagonismo da criança-leitora em seu contexto familiar, perspectiva das crianças sobre gêneros e suportes de leitura. Constatou-se que as crianças fizeram mais referência ao suporte do que ao gênero, sendo tal resultado significativo para o planejamento de práticas escolares de alfabetização e leitura, as quais são inventariadas ao final do texto.

Keywords : Práticas de leitura; Gêneros textuais; Suportes textuais.Alfabetização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )