SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36READING PRACTICES, GENRES AND SUPPORTING READING MATERIAL IN THE FAMILY ENVIRONMENT THROUGH THE CHILDREN’S PERSPECTIVE IN A LITERACY CLASSTEACHING PRACTICES OF READING AND WRITING IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN BRAZIL AND FRANCE AND CHILDREN’S KNOWLEDGE OF ALPHABETIC WRITING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

ARAUJO, LIANE CASTRO de. ARTIGO - JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS NA ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM E FAZEM AS PROFESSORAS. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e220532.  Epub Jan 18, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698220532.

O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que visa a investigar práticas alfabetizadoras que circulam em escolas da rede municipal de Salvador quanto ao uso de jogos voltados à apropriação da língua escrita. A metodologia qualitativa, de perspectiva colaborativa, propõe o levantamento de acervos, práticas e discursos envolvendo jogos e outros materiais para a alfabetização, bem como uma intervenção junto a escolas, visando a construir conhecimentos partilhados sobre esses recursos, articulando função lúdica e função didática. Resultados da primeira fase da pesquisa, a partir de entrevistas e observação, revelam que as professoras reconhecem o valor dos jogos na alfabetização, mas sua baixa frequência nas rotinas e no planejamento indica que esse uso é incipiente, sendo muitas as justificativas dadas para essa ausência. Os resultados sugerem que é preciso investir, na formação docente, em ações para fortalecer estratégias didáticas que abordam o ensino da escrita de modo reflexivo, não mecânico.

Keywords : Alfabetização; Jogos; Recursos didáticos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )