SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36ARTIGO - PRÁTICAS DE LEITURA, GÊNEROS E SUPORTES TEXTUAIS DO CONTEXTO FAMILIAR NA PERSPECTIVA DE CRIANÇAS EM CLASSE DE ALFABETIZAÇÃOARTIGO - PRÁTICAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL E NA FRANÇA E OS CONHECIMENTOS DAS CRIANÇAS SOBRE A ESCRITA ALFABÉTICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

ARAUJO, LIANE CASTRO de. ARTIGO - JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS NA ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM E FAZEM AS PROFESSORAS. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e220532.  Epub 18-Ene-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698220532.

O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que visa a investigar práticas alfabetizadoras que circulam em escolas da rede municipal de Salvador quanto ao uso de jogos voltados à apropriação da língua escrita. A metodologia qualitativa, de perspectiva colaborativa, propõe o levantamento de acervos, práticas e discursos envolvendo jogos e outros materiais para a alfabetização, bem como uma intervenção junto a escolas, visando a construir conhecimentos partilhados sobre esses recursos, articulando função lúdica e função didática. Resultados da primeira fase da pesquisa, a partir de entrevistas e observação, revelam que as professoras reconhecem o valor dos jogos na alfabetização, mas sua baixa frequência nas rotinas e no planejamento indica que esse uso é incipiente, sendo muitas as justificativas dadas para essa ausência. Os resultados sugerem que é preciso investir, na formação docente, em ações para fortalecer estratégias didáticas que abordam o ensino da escrita de modo reflexivo, não mecânico.

Palabras clave : Alfabetização; Jogos; Recursos didáticos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )