SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36THE RIGHT TO EARLY CHILDHOOD CARE AND EDUCATION: PERSPECTIVES FROM LATIN AMERICA AND THE CARIBBEANACTION BY THE GOVERNMENTS OF THE STATES OF ALAGOAS AND MARANHÃO IN THE FINANCING OF CHILD EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

VILARINHO, EMÍLIA. ARTICULAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA EM PORTUGAL. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e231420.  Epub Sep 31, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698231420.

O artigo aborda políticas de Educação de Infância em Portugal destacando o papel do Estado, quer como promotor de políticas públicas que tendem a consolidar o direito à educação, quer como favorecedor e impulsionador de dinâmicas de privatização da e na Educação de Infância. A partir da análise de documentos oficiais (1997-2018) e de um estudo de caso, a pesquisa revela que o Estado concebeu o sistema de Educação e Cuidado e definiu políticas e estratégias diferenciadas de provisão, financiamento e governação em relação às creches e aos jardins de infância. Indica ainda que, nas últimas décadas, as articulações entre o público e o privado são marcadas por orientações de pendor neoliberal e de terceira via que reformulam as redes existentes, consolidam parcerias, redefinem ou introduzem novos processos de regulação, de financiamento e potenciam a presença de novos atores privados. Finalmente, discutimos os efeitos dessas políticas no quadro dos direitos da criança, da democratização e da igualdade em educação.

Keywords : Políticas de Educação de Infância; Igualdade em Educação; Público e Privado; Parcerias; Direitos da Criança.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )