SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36INSTITUCIONES SIN FINES DE LUCRO EN LA PRIVATIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

CORREA, BIANCA. A EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A LÓGICA DO EMPREENDEDORISMO E DOS “NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL”. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e231100.  Epub 29-Sep-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698231100.

A educação infantil universal é conquista recente no Brasil, alcançada em 1988 com a nova Constituição Federal. O PNE de 2014 definiu como meta a matrícula de ao menos 50% das crianças de até 3 anos em creches, reforçando a obrigatoriedade entre as de 4 e 5 anos. Todavia, segundo o INEP, em 2018, o atendimento era de 91,7% no caso da pré-escola e de 32,7% no caso das creches. É nesse cenário que o mercado tem encontrado mais um nicho para a oferta de “novos produtos”. Neste artigo, analisamos o material intitulado Empreendedorismo e negócios de impacto social para a Primeira Infância, cujo objetivo é “apoiar empreendedores interessados em desenvolver negócios de impacto para a Primeira Infância.” A análise do documento indica como a pobreza nos anos iniciais da infância vem se transformando, de modo cada vez mais evidente, em mercadoria, ainda que sob o pretexto de uma nova forma de filantropia.

Palabras clave : Educação Infantil; Empreendedorismo; Negócio de Impacto Social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )