SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37ELDERLY HEALTH: DISCOURSES AND EDUCATIONAL PRACTICES IN MEDICAL TRAININGDEAF EDUCATION IN THE 19TH CENTURY AND SIGN LANGUAGE CIRCULATION IN THE IMPERIAL INSTITUTE FOR DEAF-MUTES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

AVANCO, LEONARDO DIAS; LIMA, JOSÉ MILTON DE  and  NEIRA, MARCOS GARCIA. FORMAÇÃO DA IDENTIDADE EM ÂMBITO HIPERCULTURAL: CORPOREIDADE E FILOSOFIA. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e24670.  Epub Mar 01, 2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469824670.

Neste artigo, reconstitui-se um repertório filosófico com o objetivo de enfrentar problemas relativos a importantes transformações atuais no âmbito da cultura e da educação, enfocando-se mais propriamente a questão da formação de identidades no âmbito da hipercultura em sua relação com a dimensão da corporeidade. Do ponto de vista do caminho metodológico, em primeiro lugar, são delineadas as noções de e as relações entre globalização, ciberespaço e hipercultura; em uma segunda etapa, passa-se a fundamentar filosoficamente uma nova noção de identidade vinculada a mudança de paradigma e a uma contribuição com os estudos da corporeidade. A título de conclusão, expõe-se uma síntese e uma orientação filosófica relacionada à formação humana em tempos de expansão hipercultural, de modo que são aludidas possibilidades educativas de formação da identidade em consonância com um novo paradigma de compreensão da realidade e da corpoereidade humana em sua integralidade e conexão, o qual emerge, em parte, de resultados da ciência física moderna, mas que, de outro lado, não deixa de reencontrar raízes em formas milenares de sabedoria.

Keywords : Hipercultura; Educação; Ciberespaço.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )